Product ID: 245
Product SKU: 245
New In stock />
O POETA FINGIDOR

O POETA FINGIDOR


Por:
R$ 10,00

ou 12x de R$ 1,03 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Editora: Globo. Ano de edição 2011 (2 edição). Número de páginas: 96 (+CD). Idioma: português. Capa dura, em estado de novo, sem anotações ou rasuras..

 

O poeta fingidor, com apresentação de Claufe Rodrigues e prefácio de Carlos Felipe Moisés, é mais que uma antologia de Fernando Pessoa. Primeiro, porque é uma tão enxuta quanto rigorosa seleção dos poemas. Pode-se dizer, sem medo de errar, que o melhor da obra do poeta imenso está aqui. Se sempre algum leitor sentirá falta de algum poema em particular em qualquer antologia de Pessoa, ninguém sentirá aqui falta de seus poemas mais emblemáticos, de todos os principais heterônimos. Segundo, porque o prefácio do poeta Carlos Felipe Moisés, que consegue o feito raro de abordar a modernidade da obra de Pessoa e a complexidade da questão dos heterônimos de uma maneira ao mesmo tempo interconectada e clara. Terceiro, por causa de sua generosa iconografia, que inclui muitas fotos de Pessoa, além de desenhos e manuscritos. Quarto, porque não se trata, afinal de contas, de uma antologia. Porque se trata de um pacote. Contendo, além da antologia, um DVD com um documentário exibido pela Globo News em 2008.

Do documentário fala melhor seu realizador, o poeta e jornalista Claufe Rodrigues: “Para compor um perfil ‘atualizado’ de Fernando Pessoa, conversamos com Manuela Nogueira, sobrinha e responsável pelo espólio, e Maria das Graças Queiroz, sobrinha-neta de Ofélia, a única namorada ‘oficial’ do poeta; localizamos Antônio Seixas, o filho do barbeiro Manasses, que conviveu com o escritor quando criança; e entrevistamos alguns dos principais especialistas. Mas um documentário sobre Pessoa será sempre incompleto se não mostrar as ruas estreitas, os sobrados robustos, os cafés e elétricos do Chiado, ainda hoje impregnados do espírito do mestre. Durante as gravações, envolvidos por aquela atmosfera tão pessoana, podíamos vislumbrar, no espelho das águas do Tejo, a Lisboa do início do século XX, assim como imaginar o próprio poeta caminhando de um escritório a outro pela Baixa, no rastro dos sonhos, como diria Bernardo Soares. Esperamos que o leitor possa vivenciar essas mesmas sensações e emoções, ao assistir à série de programas encartada no presente livro”.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos